sábado, 20 de dezembro de 2014

Gratidão


Fim de ano. 
Época das celebrações. Celebra-se o Natal, o ano findo, o ano novo.
Mas, afinal, o que celebramos? Qual o motivo interno desta nossa festa?
Não, não cabem aqui aquelas considerações do sentido religioso do natal,  do consumismo dos dias de hoje, da falsidade das reuniões familiares, e bla, bla, bla....
É muito barulho. Ensurdece nossa escuta.
Fim de um ciclo. Transição entre uma era que finda e outra que se inicia.
E ai, temos a sensação de “fechar a conta”.
Hora da colheita. E o que colhemos? O saldo é positivo?
Bom, a partir do momento que estamos vivos, e nos perguntado essas coisas, é obvio que o saldo é positivo.
Esse é o ponto: O que trazemos em nossa cesta, da nossa aventura de 2014?
Estou me referindo às coisas boas – sim , porque os frutos ruins a gente não coloca no cesto, ficam pelo caminho para  fertilizar outras colheitas.
Então, ai aparece a sensação mágica: Gratidão.
Gratidão. Só isso. Tudo Isso.
Sentimento que nos reconecta com o melhor de nós, daquilo que fomos, daquilo que desejamos ser.
Gratidão à Vida, seja na figura de um Deus todo poderoso, de uma Entidade, do Universo....
Temos que cultivar a Gratidão. Uma atitude de Gratidão.
Sermos Gratos!!! Independente das coisas que ficaram pelo caminho. Por causa delas também.

Acolhimento das coisas que a vida nos trás. Reconhecimento que existe uma força maior guiando nosso caminho.
Como dizem as crianças, é aquela palavrinha mágica:

Obrigado!!!!!

4 comentários:

  1. Tão linda a gratidão! E como temos a agradecer SEMPRE!

    Feliz Natal pra ti e teus e tudo de bom em 2015! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Renato, realmente meu amigo, a blogosfera já está lotada de posts reclamando seja do ano de 2014, seja das comilanças e das confraternizações e, claro, eu me incluo aí. hahahaha!
    Gratidão é um sentimento que provavelmente me falte, mas devo parar para refletir sobre isso. Há vezes que tenho tendência ao negativismo (acho que deve ter percebido isso) e quando lembro de 2014, só fico me lembrando do pior.
    Parar com isso, acaba virando masoquismo.
    Aconteceram coisas boas, ganhei presentes materiais de minha mãe e da minha melhor amiga que não teria condições de comprar, fiz uma viagem excelente apesar de ter sido para consulta, como tu sabe, me diverti demais com essa amiga virtual que agora é presencial mais do que nunca... E teve a Coluna que hoje comemora 5 meses com comentaristas reais, não apenas spam.
    Tenho que ser grata por isso, pelos amigos que fiz, cristãos, pagãos, luciferianos... rs. Não importa.
    Obrigado não pode ser dito apenas como obrigação como fazem as crianças (ao menos a mim obrigavam a dizer, hahahaha), mas eu digo obrigado a todos os meus seguidores e claro, isso inclui você. Foi bom te conhecer, trocar ideias e tudo o mais, mesmo que a gente se "bata" de vez em quando, faz parte. rs.
    Fica aqui meu obrigado pelos bons e maus momentos (sim, os maus ensinam) que tivemos juntos este ano.
    Beijos.

    Nota: Teu blog está crescendo hein? Quando vim aqui não tinha todos esses seguidores da última vez.
    MUITO SUCESSO PRA TI!

    ResponderExcluir
  3. Nenhum dever é mais importante do que a gratidão.
    Parabéns pela postagem Renato

    Será um prazer em vê-lo um dia em minhas contações Renato(referência no que disse em um dos comentários na Literatura Infantil)

    Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz! Feliz Natal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo gostei desta sua cronica com critica ao criticismo da epoca.
    É preciso ver com olhos claros as belezas de nossa plantação e participar desta colheita do bom pão, que alimenta nosso espirito.
    É preciso fazer esta contabilidade fatal e valorizar o que nos agrega, o que nos elevou como pessoa.
    Muito boa amigo.
    Sejamos gratos sempre que se parece com humildade.
    Abração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...