sexta-feira, 15 de junho de 2018

Um pouco sobre copas...


7 anos.  Tv preto e branco. 
A lembrança de meus pais e irmãos aninhados na pequena sala.
Para mim era tudo novidade. Minha primeira copa do mundo!
O primeiro jogo, a primeira angústia, a alegria da primeira virada. Tricampeões!!
Depois vieram outras...a decepção contra a Holanda, o título de 
campeão moral na Argentina,  a tristeza do Sarriá...
Também vieram alegrias...outros títulos.
Cresci.
Vi que Generais usaram o ufanismo da"pátria de chuteiras".
Civis fizeram a mesma coisa.
Governo apoiava. Oposição, criticava. Ainda hoje é assim.
Existe um certo desinteresse. Um certo esforço em ligar o 
"Pra frente Brasil". Uma certa obsessão em patrulhar.
Sinceramente, eu não ligo.
Adoro copas. Torcer, sofrer, festejar. 
Gosto de me conectar a esses momentos a cada quatro anos, 
que me transportam para muito além do futebol.
Me levam para aquele menino de 7 anos.
Torcendo na pequena sala.
Protegido do mundo.
Gol!!!
#1 imagem, 140 caracteres


        Manto acolhedor de nossa diversidade,
        Da mágica diferença da cor de nossa pele,
        Dos muitos  idiomas,
        De tantos Brasis
        Dentro de um.

9 comentários:

  1. Gostei dos relatos e recordações iniciais e da participação bem inspirada! Valeu! abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Renato!
    Só tive TV a cor com 8 anos se não me falha a memória, rs...
    Tambem era protegida do mundo. Senti uma intensidade nesta sua frase muito pertinente à nossa infância. Hoje em dia, não é mais assim para muitos infantes... lamentável!
    O poema ficou bem Brasil... lindo, miscigenado e diverso... vasto, geograficamente falando, mais ainda em termos de inculturação...
    Gostei muito. Parabéns pela sintética perfeição!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja pesquisei... foi TV preta e branco... a cor foi 72.

      Excluir
    2. Foi em 72. A primeira tv a cores da familia foi uma tia minha que comprou. Era um evento. Iamos na casa dela assistir os desfiles de carnavais à cores. Lembro de ter assistido lá o Mundialito de futebol - nesse ano. Hoje em tempos de tela touch esses relatos relatos parecem coisas de um passado muito mais distante do que realmente são.

      Excluir
  3. Que mergulho e com costuras significativas que mostram seu ser nas copas.
    Gostei da sua participação. belo voo e importante aterrisagem.

    ResponderExcluir
  4. Excelente participação!
    Vamos lá Brasil!
    Abraço, boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Grande Renato, gostei de introdução com esta ligação da historia de um tempo de maldade e civismo forçado e o futebol como aliado. Assim sua construção inspiradora ficou ótima amigo.
    Meu abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua postagem, principalmente a história com que introduziste-a. A delicadeza de uma infância protegida de tanta maldade e ao mesmo tempo a constatação do período tortuoso que foi aquela época.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Um relato perfeito e lembranças preciosas de momentos em família. Amei essa sua participação!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...